Santana é o primeiro município do Amapá a publicar a Remume
O Município de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da sua Coordenadoria de Assistência Farmacêutica disponibilizou a 1ª edição da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).
A lista tem 197 medicamentos e insumos padronizados, que serão disponibilizados pelo SUS nas Unidades de Saúde de Santana.
O coordenador Municipal de Assistência Farmacêutica, Dr. Carlos André Sena, que é conselheiro federal no Amapá, explicou que a REMUME busca estabelecer uma política municipal de medicamentos e garantir o “arsenal terapêutico” padronizado necessário ao atendimento dos principais problemas de saúde que acometem a população.
“A Assistência Farmacêutica tem o objetivo de garantir o acesso da população aos medicamentos e promover o seu uso racional e a REMUME serve como base para nortear a aquisição de produtos eficazes e seguros, a prescrição e a dispensação, constituindo a melhor gerência dos recursos públicos”, pontuou o coordenador.
A publicação da REMUME representa o avanço das ações implementadas pelo município no âmbito da Política Nacional de Medicamentos, instituída pela Portaria 3.916/98, e mais recentemente pelo Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011, cujos pilares tratam da adoção de uma relação de medicamentos essenciais.
A disponibilidade dos itens da relação ocorrerá em até 180 dias, após o término do processo licitatório. O fornecimento dos medicamentos básicos para a população é realizado nas Unidades de Saúde do município, mediante apresentação da prescrição e do Cartão Nacional do SUS.
A lista de medicamentos que compõem a REMUME está disponível no site da Prefeitura de Santana, conforme a Portaria nº 124/2021, que regulamenta a adoção.
Com informações da Ascom/PMS