Comissões



Saúde Pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) proporcionou mudanças importantes na saúde pública, trazendo como princípios: universalidade, integralidade e equidade. E para consolidação da assistência farmacêutica no SUS foi criada a Política Nacional de Medicamentos.

Por um determinado período, o medicamento era o foco principal, todavia, não bastava garantir somente o acesso, este teria que ser com qualidade. Então, a figura do farmacêutico retomou a posição de destaque, voltando a ser então, o medicamento o “instrumento de trabalho”.

Este profissional é o grande responsável dentro do ciclo da assistência farmacêutica, inclusive, sabendo auxiliar no gerenciamento de recursos que são escassos no SUS. Resultando assim, na melhoria do atendimento ao usuário.

Vigilância sanitária e epidemiológica, judicialização, pesquisa e docência também são áreas afins à assistência à saúde, onde requer a atuação do farmacêutico.

Para discutir assuntos e ações no âmbito da farmácia pública do Estado e Municípios, propor e revisar normas, para garantir a presença efetiva do farmacêutico no sistema público e fortalecer o diálogo com órgãos do setor, a Diretoria do CRF-AP criou a Comissão Assessora de Saúde Pública em 2016.

Membro – Dra. Renata Cristina Vale dos Santos

Membro – Dr. José Adolfo Homobono Machado Bittencourt

Membro – Dr. Cesar Costa Souza

Membro – Dra. Nayara dos Santos Raulino da Silva 


Farmácia Hospitalar

A Farmácia Hospitalar tem abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, desenvolvendo atividades ligadas à seleção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares.

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento até o último momento: a dispensação e o uso pelo paciente. Por isso, dispensar medicamentos, de forma segura, promovendo o Uso Racional dos Medicamentos faz parte da Assistência Farmacêutica.

A atuação do farmacêutico hospitalar também busca cooperar na eficácia e redução dos custos do tratamento. Outros segmentos mais específicos são preconizados mundialmente como sendo parte integrante do exercício farmacêutico hospitalar, tais como organização e gestão, administração e seleção de medicamentos (padronização), aquisição, logística, sistemática de distribuição de medicamentos e correlatos, participação nas equipes de controle de infecção hospitalar, gerenciamento de resíduos, quimioterapia, desenvolvimento farmacotécnico hospitalar, controle de qualidade, farmácia clínica, farmacovigilância, ensaios clínicos, radiofarmácia e cuidados farmacêuticos.

Para tanto, a COMISSÃO DE FARMÁCIA HOSPITALAR visa:

– Desenvolver projetos e propor ações voltadas ao segmento profissional, num processo dinâmico e participativo, para assegurar terapêutica eficaz e segura, e melhoria na qualidade da assistência prestada à saúde.

– Assessorar a Diretoria do CRF/AP em assuntos que exigem conhecimentos técnicos específicos, por meio de debates e pareceres, estimulando a promoção do uso racional de medicamentos através de boletins, cursos, fóruns de debates etc.

– Estimular a educação continuada e a representatividade profissional.


Membro -– Dra. Noane Guedes Paes Lima

Membro – Dra. Andrea Karla dos Santos Lacerda

Membro – Dra. Gerciane Cardoso Emiliano

Membro –- Dr. Uriel Davi de Almeida e Silva

Membro – Dra. Yane dos Santos Pereira


Ensino Farmacêutico

Discute a formação em farmácia no âmbito da graduação e da pós-graduação no estado do Amapá, conselheiros e docentes da rede pública e privada de educação compõe a comissão. Entre suas atribuições, está fortalecer o diálogo com as instituições, professores e estudantes, contribuir na política educacional de farmácia e promover a qualificação profissional.

Presidente – Dra. Érika Rodrigues Guimarães Costa

Membro – Dr. Ranggel Carvalho Simões

Membro – Dra. Taysa Ribeiro Schalcher


Farmácia Comunitária

A finalidade da Comissão de Farmácia Comunitária é de extrema importância para auxiliar e sugerir idéias na escolha dos rumos a serem traçados pelo Plenário e à Diretoria do CRF-AP, esta comissão tem como função maior auxiliar aos farmacêuticos da área comunitária tirando às dúvidas pertinentes as farmácias comunitárias (prescrição, farmácia clínica, atendimento farmacêutico), bem como na qualificação sugerindo cursos, palestras e demais eventos a serem organizados pelo CRF – AP, também se preocupa com o cuidado a população nos esclarecimentos de dúvidas pertinentes a área comunitária, tais como serviços farmacêuticos, uso de medicamentos, e na orientação de onde encontrar o profissional. Além disso, fortalece o diálogo com os proprietários de farmácias comunitárias e a assistência farmacêutica ali prestada.

Presidente – Dra. Daniela Malcher Pinheiro

Membro – Dra. Alessandra Adjane Barreto de Araujo

Membro – Dra. Marta Caroline Machado de Lima Araújo

Membro – Dr. Otávio Eutiquio Vasconcelos Pinheiro da Silva


Análises Clínicas e Tóxicas

ANALISES CLINICAS E TOXICOLÓGICAS representam uma entre as áreas de grande importância da atuação dos farmacêuticos no setor privado e público. O profissional Farmacêutico tem um papel de destaque no gerenciamento de laboratoriais, implantação de sistemas da quantidade e na realização dos exames laboratoriais e TOXICOLÓGICAS, na pesquisa e avanços na área de análises clínicas, atuação na docência em farmácia bioquímica clínica e consultoria em análises analises clinicas e citologia.

Este setor de atuação sofre constantes mudanças tecnológicas, mudando o perfil dos profissionais, exigindo-lhes mais e melhor capacitação no sentido de acompanhar a evolução diagnóstica tão exigida no âmbito médico.

A área de Análises Clínicas e Toxicológicas é um setor que exige dos responsáveis técnicos  farmacêuticos dos laboratórios muita responsabilidade e ética no cumprimento de seus deveres e que tenham um conhecimento da RDC n° 302 da ANVISA traz em seu texto normas que obrigam aos profissionais responsáveis por serviços de análises a prestarem serviços com qualidade a fim de atender a necessidade dos pacientes em um diagnóstico com qualidade e com baixo tempo de realização.

Assim o Conselho conta com sua comissão de análises clinicas e toxicológicas para garantir um âmbito  favorável ao Farmacêutico nessa área de suma importância nas decisões médicas e acompanhamento do paciente propiciando ações de capacitações e assessorias quando necessárias.

Presidente – Dr. Marlisson Octávio da Silva Rego.

Membro – Dr. Odair Pereira Monteiro

Membro – Dr. Jone de Araújo Moraes

Membro – Dr. Paulo Sergio Rabelo Souza Filho.

Membro – Dra. Andrea Santos Costa

Membro – Dra. Leticia Elizandra Mehl Boettger