Presidente do Conselho Federal participa da 134ª Plenária do CRF-AP e convoca amapaenses a apoiarem o piso nacional para farmacêuticos

Em visita ao Amapá, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter da Silva Jorge João, participou da 134ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP). A sessão foi realizada na sede da entidade, em Macapá, e transmitida pelo canal da instituição no YouTube.

Dr. Walter chegou a Macapá acompanhado do secretário geral do CFF e conselheiro federal do Estado do Paraná, Dr. Gustavo Pires.

Além de abrir a plenária e destacar a parceria entre as duas instituições, ele defendeu e convocou os amapaenses, sobretudo profissionais e acadêmicos, a apoiarem os projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados: PL’s nº 1559/2021 e nº 2028/2021, que propõem piso salarial do farmacêutico em âmbito nacional, nos valores de R$ 6,5 mil e R$ 8,3 mil, respectivamente.

Dr. Walter lembrou que o primeiro PL é resultado da articulação do CFF com o deputado federal pelo Amapá, André Abdon. O segundo, foi apresentado pela deputada federal e farmacêutica, Alice Portugal. Há ainda o PL nº 3502/2021, do deputado federal Cleber Verde, que define o piso do técnico em Farmácia e do auxiliar em Farmácia.

O presidente do CFF evidenciou que a atuação de Abdon tem sido decisiva na luta para estabelecer um patamar mínimo de vencimentos para os profissionais a nível de Brasil.

“Não é mais possível que sigamos sem um piso nacional para os mais de 300 mil farmacêuticos que atuam no país. Queremos 1 milhão de votos para que os projetos sejam levados à votação a plenário. Nós vamos conseguir a votação e a aprovação desses projetos. E contamos com os amapaenses também”, asseverou o Dr. Walter.

Por isso, ele conclamou a população e os profissionais para clicar e em “CONCORDO TOTALMENTE”, no link http://valorizeofarmaceutico.cff.org.br/piso-salarial-nacional/.

A presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo, fez um breve resumo sobre a atual gestão. Ela destacou a transmissão online das plenárias – num processo de maior transparência – o cancelamento de jetons de diretoria, redução de jetons pagos por participação de conselheiros regionais, chamadas e efetivação de concursados, organização da sede, aplicação de 1ª cédula definitiva de registro profissional gratuita, primeiras entregas de carteiras para técnicos de laboratório, e o inédito curso, nos dias 15 e 16 de julho, na área de análises clínicas.

O deputado André Abdon reiterou o pedido de votação e apoio ao projeto do piso salarial. Ele reproduziu uma mensagem do deputado federal Ricardo Silva, relator do projeto do piso nacional da categoria.

Além da diretoria do CRF-AP e conselheiros regional e federal, também estavam presentes na plenária professores e acadêmicos do setor de farmácia.

Na ocasião, o deputado estadual Jory Oeiras propôs título de cidadão amapaense para o Dr. Walter, pelos serviços prestados ao setor de farmácia do Amapá.

A plenária também deliberou pedidos de transferência e inscrição de registro no CRF-AP para profissionais e empresas.

Entrega de certificados
O Dr. Walter da Silva fez a entrega de certificados de cursos promovidos no Amapá pelos Conselhos Regional e Federal de Farmácia para os profissionais.

O conselheiro federal de farmácia pelo Amapá, Dr. Carlos André Oeiras, enfatizou que a pandemia atrasou a entrega dos documentos, mas a importância das capacitações e os benefícios delas.

“Esses cursos são de grande importância, capacitação nunca é demais, além de ajudar no dia a dia e ser um diferencial, abre caminhos para os profissionais”, ressaltou o conselheiro federal.

Ele também anunciou sobre o curso que será realizado nos dias 15 e 16 de julho na área de análises clínicas, “interpretação de exames laboratoriais”, gratuitamente, novamente em parceria com o CFF. Também anunciou curso de vacinação para farmacêuticos e workshop de assistência farmacêutica, previstos ainda para este ano.

Ao fim da sessão, o Dr. Walter conversou com os profissionais sobre atuação junto à população e sobre as lutas e conquistas do Conselho Federal sobre a categoria.