Farmacêuticos do Amapá são capacitados para o serviço de vacinação

Uma imersão de dois dias intensos de aulas práticas está qualificando farmacêuticos do Estado para o serviço de imunização. O treinamento ocorre na sede do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP).

Para isto, a entidade trouxe a Macapá, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), dois renomados profissionais da área, a farmacêutica Dra. Karina Lorena Chiuratto, do Estado do Paraná, e o Dr. André Luís dos Santos, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

O Curso “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos” iniciou nesta sexta-feira (18) e prossegue até o sábado (19) em uma intensa jornada de 20 horas, 10 horas por dia.

Pela manhã, o Dr. André Luís fez uma revisão dos conteúdos vistos na etapa online, com foco em mapas mentais para preparar os 18 profissionais participantes para a parte prática.

Os alunos se reuniram em grupos e treinaram o manuseio de cartões de vacinação, simulação de atendimento ao paciente, preenchimento de formulários de dados de saúde e imunização, e de eventos adversos após a vacinação.

Segundo a Dra. Karina Chiuratto, o treinamento ensina a aplicação de vários tipos de vacinas e para diversas idades, desde um bebê prematuro, passando por gestantes, adolescentes, adultos, pacientes especiais, até a terceira idade.

“O aluno sai daqui mais conhecedor das regras de cada uma das vacinas, as pneumocócicas, contra as hepatites, meningocócicas, sarampo, caxumba e rubéola, cada uma delas com a sua característica e particularidade. No final, o profissional se sente muito mais capacitado e seguro para que ele possa desenvolver esse serviço seja na farmácia, na sala de consulta dele, em clínicas, laboratórios, hospitais e até em UBSs”, explicou a instrutora.

O Dr. André Luís ressaltou a importância da conscientização do profissional farmacêutico no serviço de vacinação, porque esta turma de Macapá, explicou é a pioneira desse serviço no Estado.

“É um privilégio, mas também é uma responsabilidade enorme, porque eles estão puxando uma fila de outros profissionais que virão. Para a população é fundamental!”, ponderou.

Ele exaltou a iniciativa do CRF-AP, junto com o CFF, em investir na capacitação dos profissionais reforçando o compromisso na qualidade e segurança do atendimento disponibilizado para a população.

“Há todo um processo no serviço de vacinação, desde o acolhimento do paciente, anamnese farmacêutica, avaliação do cartão vacinal, avaliação das necessidades desse paciente, ou dessa família, para determinar quais seriam as vacinas que o paciente necessita. Em seguida entram as técnicas de aplicação, pois cada uma tem um procedimento diferente, seja na coxa, no braço, enfim, é uma capacitação muito técnica para levar um serviço de qualidade à população e só se tem essa qualificação se tiver o curso, que o CRF-AP teve a iniciativa de trazer para o Estado”, elogiou o instrutor.

A presidente do CRF-AP contextualizou a importância do curso no cenário da pandemia. Ela lembrou que desde a legislação 197/17 da Anvisa e da 654/18 do CFF, o farmacêutico pode atuar com vacinação e isso tem sido fundamental para a vacinação contra o coronavírus.

“O farmacêutico entrou nesse serviço num período muito importante para a humanidade e sempre esteve nessa linha de frente. Agora com o curso, esse serviço de vacinação ofertará à população profissionais ainda mais qualificados para atuar na imunização da população. E fazendo o curso ele poderá, ainda, atuar como RT [Responsável Técnico], na farmácia comunitária e também pode empreender, abrindo uma clínica de vacinação, ajudando a recuperar as coberturas vacinais que atualmente estão em queda, consequência também da pandemia”.