História

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO AMAPÁ, sigla CRF/AP, teve início com a Resolução Nº 333/98, de 28 de agosto de 1998, assinada pelo Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Jaldo de Souza Santos, que adota procedimentos administrativos para a criação do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá e cria a Secretaria e Tesouraria Auxiliares do Conselho Federal de Farmácia (SASTE-CFF/AP)”.

A SASTE-CFF/AP foi instalada na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 552, no Bairro Central, em Macapá, capital do Estado do Amapá, no dia 05 de agosto de 1999, tendo como Coordenador o Dr. José Jeová Freitas Marques e como Coordenador-Adjunto o Dr. José Alberto Gomes dos Santos, em cerimônia que contou com a presença Dr. Jaldo de Souza Santos, Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, Presidente, Dr. Pirajaguara Ferreira Ferraro, Vice-Presidente e Dr. Jurandir Auad Beltrão, Tesoureiro, do Conselho Regional de Farmácia dos Estados do Pará e Amapá, Dr. Salim Tuma Haber e Dr. Armando Luciano de Lacerda Marçal Filho, Conselheiro Federal e Suplente pelo CRF/PA/AP, além de convidados e farmacêuticos amapaenses.

Exerceram também o cargo de Coordenador-adjunto os Drs. Rômulo Correia Fernandes e Márcio Silva de Lima.  No período de transição SASTE/AP para CRF/AP o cargo de Coordenador foi exercido pelos Drs. Walter da Silva Jorge João e Márcio Silva de Lima.

Durante onze anos o Conselho Federal de Farmácia dotou a Secretaria do Estado do Amapá das condições administrativas para inscrição dos Farmacêuticos e Registro das firmas que atuavam no Comércio Farmacêutico, bem como implantou o Serviço de Fiscalização, tornando possível a concretização do CRF/AP.

No dia 03 de Novembro de 2010, o então Presidente do Conselho Federal de Farmácia Dr. Jaldo de Sousa Santos, juntamente com Dr. Walter da Silva Jorge João (Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia) e Dr. Daniel Jackson Pinheiro da Costa (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará), empossaram os primeiros Conselheiros Efetivos e Suplentes do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá-CRF/AP.

Os Efetivos Dr. Carlos André Oeiras Sena, César Costa Sousa, Dalette Ferreira Lima Costa, Douglas Moraes da Costa, Igor Nery Cavalcante, José Sebastião Lacerda Pimentel, José Roberto Coroa, Mônica Loureiro Maciel, Valkimar Lacerda Lima. Os Suplentes Arinivea Costa Barriga, Julio César Sousa da Silva e Odair Pereira Monteiro.

No dia 05 de Dezembro de 2013, foi realizada a “III Reunião Plenária Extraordinária“ realizada pelo Conselho Regional de Farmácia Do Amapá – CRF – AP, para dar posse aos Conselheiros Regionais e Diretores eleitos na Assembléia Geral eleitoral realizada no dia 07 de Novembro de 2013. A Dra. Patrícia M. Carvalho, Presidente da Comissão Eleitoral Regional empossou os membros da Diretoria, eleitos para o Anuênio 01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015,  o Dr. Márcio Silva de Lima – Presidente, Júlio César Souza da Silva – Vice-Presidente, Mariela Lima Nery – Secretária Geral e Douglas Moraes da Costa – Tesoureiro.