Notícias

Mercado mais qualificado: CRF-AP habilita novos farmacêuticos no Amapá

O Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) habilitou, nesta segunda-feira, 15 de agosto de 2022, mais 22 profissionais farmacêuticos para o mercado de trabalho.

A cerimônia de entrega das Cédulas de Identidade Profissional Provisória a recém-formados ocorreu no auditório da sede do Conselho, no Bairro Santa Rita, na região central de Macapá.

A presidente da Comissão de Ética do CRF-AP, Dra. Bianca, esteve no dispositivo de honra da solenidade e destacou situações que os novos farmacêuticos podem se deparar no exercício da profissão. Ela também explanou sobre o Código de Ética.

Já chefe do setor de fiscalização da entidade, Dr. Josenildo, falou um pouco do serviço. Esclareceu que, acima de tudo, a atividade procura orientar os profissionais antes de aplicar qualquer sanção prevista em lei.

O conselheiro federal suplente, Dr. Marlinson Rêgo falou brevemente do funcionamento do CFF e deu as boas-vindas aos profissionais habilitados.

Representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá (SINFAR), o Dr. Heros Almeida, secretário-geral, esclareceu aos novos profissionais sobre o funcionamento da entidade sindical e ficou na atual situação das negociações do piso salarial e da importância dos novos profissionais se associarem. Ele explicou sobre o papel da instituição na defesa dos direitos dos profissionais, sobre contratos de trabalho, rescisões, piso salarial, acordos e dissídio coletivos.

Antes da entrega das carteiras, a presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo, reforçou a conduta ética pela categoria e falou um pouco sobre as funções do Conselho.

Ela enfatizou que a profissão é regida por leis e resoluções e que o CRF-AP defende a presença do farmacêutico no mercado, por isso, fiscaliza os locais de trabalho para evitar condutas ilegais e antiéticas.

Os novos profissionais fizeram o juramento do farmacêutico, momento em que prometeram atuar com ética, responsabilidade e profissionalismo.

O tesoureiro do CRF-A, Dr. Jones Moraes, a secretária-geral, Dra. Diana Dias, e a conselheira regional, Dra. Milria Brabo, também acompanharam a sessão.

Deixe uma resposta