CFF reafirma defesa da Assistência Farmacêutica pública

A contratação de uma empresa privada para gerir a Logística de Medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, com a implantação de um sistema de entrega domiciliar de medicamentos do Componente Especializado e adquiridos em processos de judicialização, suscitou do Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) manifestação em defesa Assistência Farmacêutica pública.

O tema foi trazido ao pleno pela conselheira federal de Farmácia Márcia Saldanha (MS), que demonstrou por meio de um vídeo, a qualidade do serviço prestado na estrutura pertencente ao estado, e que agora será desmontada com a transferência das atividades para a iniciativa privada.

O Plenário do CFF reafirmou seu compromisso com a luta pela estruturação da AF pública e gratuita e destacou como preocupante a opção pela dispensação de medicamentos de alto custo, para enfermidades complexas e crônicas, sem que os pacientes possam ter acesso ao farmacêutico. “O ato da dispensação, em que o farmacêutico fica frente a frente com o paciente, é uma oportunidade para que esses possam tirar suas dúvidas sobre o uso correto e a forma adequada de armazenamento. Esses pacientes podem ter a efetividade de seus tratamentos comprometida sem as devidas orientações”, destaca Márcia Saldanha.

Fonte: Comunicação do CFF