EventosNotícias

CRF-AP entrega carteiras e homenageia profissionais em comemoração pelo Dia do Técnico em Laboratório

Em alusão ao Dia do Técnico em Laboratório, comemorado em 6 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) promoveu um evento para valorizar a categoria nesta terça-feira, no auditório da entidade.

Além de homenagens, houve entrega de carteiras profissionais aos novos inscritos no CRF-AP e uma palestra com a farmacêutica e profissional da área, Dra. Lindomar dos Anjos Silva (AP), que é diretora do Laboratório Central do Amapá – LACEN/AP, que explanou sobre a importância do Técnico em Laboratório para a gestão laboratorial.

“Hoje eu trouxe uma palestra com a intenção de despertar nesses profissionais o sentimento de pertencimento a um processo que vai desde a coleta até o resultado. Hoje não se trabalha com um profissional de saúde isolado, hoje se trabalha com uma equipe multidisciplinar, da qual o técnico em laboratório faz parte, por isso ele é muito importante para o resultado final. Hoje existem exames que requerem um conhecimento prévio para fazer determinados tipos de coletas que são diferenciadas, como no caso do monkeypox, do sequenciamento genético, da própria covid, biologia molecular, então é muito importante o técnico ter esse conhecimento”, ressaltou a Dra. Lindomar.

O CRF-AP também realizou entrega de carteiras de identidade profissional para Técnicos em Laboratório do Estado.

Na cerimônia, a presidente da instituição, Dra. Liliane Macedo, e os conselheiros federais Carlos Oeiras e Marlisson Rêgo deram orientações aos novos profissionais sobre direitos e deveres referentes ao exercício da profissão de técnico laboratorial, contidos na Resolução nº 485/08 do Conselho Federal de Farmácia.

Também foi apresentada aos profissionais legalizados para o mercado a presidente do Grupo de Trabalho dos Técnicos em Análises Clínicas (GTTAC) – criado pela atual gestão do CRF-AP –, a farmacêutica e técnica em laboratório Dra. Vanuza Vilhena.

“Essa é uma merecida valorização desses profissionais, não só com essa homenagem, mas com as entregas de carteiras que já fizemos e continuaremos a fazer, com as capacitações em vista, pelo GT voltado para eles, são para mostrar a importância dessa função enquanto profissional de saúde. O Técnico em Laboratório é fundamental para o processo todo, para o farmacêutico e outros profissionais analistas laboratoriais”, declarou a presidente do CRF-AP.

Na solenidade, os profissionais fizeram o juramento do Técnico em Laboratório.

Também participaram da solenidade, a vice-presidente do CRF-AP, Dra. Adriana Leal, a secretária-geral, Dra. Diana Dias, a Dra. Letícia Passos e a conselheira regional Milria Brabo.

Após a entrega das carteiras, houve sorteio de brindes ofertados pelo CRF-AP.