Valorização: CRF-AP entrega faz a 1ª entrega de Identidade Profissional para Técnicos em Laboratório do Amapá

Pela primeira vez, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Amapá realizou a entrega de carteiras de identidade profissional para Técnicos em Laboratório do Estado.

A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 25 de abril de 2022, no auditório do CRF-AP, no Bairro Santa Rita, região central de Macapá.

Na cerimônia, a diretoria e os conselheiros federais deram orientações aos novos profissionais sobre direitos e deveres referentes ao exercício da profissão de técnico laboratorial, contidos na Resolução nº 485 do Conselho Federal de Farmácia.

Também foram apresentados aos profissionais, agora 100% legalizados para o mercado, os membros do Grupo de Trabalho dos Técnicos em Análises Clínicas (GTTAC) do CRF-AP, recém instituído e que é presidido pela farmacêutica e técnica em laboratório Dra. Vanuza Vilhena.

A presidente do CRF-AP, Dra Liliane Macedo, deu as boas-vindas aos novos inscritos da entidade, falou sobre ética e zelo na profissão. Ela também enfatizou que o GTTAC é a voz deles no CRF-AP.

“Esses profissionais já começaram fazendo o certo, que é se inscrever no Conselho de Classe. Na nossa gestão eles estão sendo valorizados com essa entrega de carteiras, que é a primeira de outras que virão, pelo grupo técnico de trabalho voltado para eles que nós criamos, porque entendemos que essa profissão é muito importante no auxílio laboratorial, então, eles são peças fundamentais para o farmacêutico e outros profissionais analistas laboratoriais, então nada mais justo do que a gente valorizar essa classe profissional”, declarou a presidente do CRF-AP.

Ela também lembrou que na próxima quarta-feira, 27, ocorrerá a Live, no Instagram @crfap, que tratará da importância do Técnico em Laboratório na Área de Análises Clínicas.

A presidente do GTTAC, Dra. Vanuza, ressaltou a valorização da classe.

“Como técnica em laboratório de carreira, mesmo hoje sendo farmacêutica, só tenho essa profissão hoje porque sou técnica acima de tudo. Vejo que essa profissão, às vezes, fica meio de escanteio e os próprios hospitais valorizam muito outros profissionais de graduação, mas cada profissão tem o seu valor. O técnico, praticamente, faz tudo dentro de um laboratório, é o braço direito. É um avanço muito grande e uma oportunidade ímpar que o CRF-AP está dando, estou satisfeita e honrada em fazer parte desse primeiro evento”, ponderou a Dra. Vanuza.

Os profissionais também fizeram o juramento do Técnico em Laboratório. Entre eles estava Daniel Rodrigues, formado em escola pública técnica, Graziela Reis de Souza. Já com a carteira em mãos, ele falou da sensação de trabalhar dentro da lei.

“É muito gratificante estar legalizado e dentro das normas, porque a gente sabe que a área de laboratório é muito carente, e por isso buscam profissionais capacitados e legalizados para o mercado, pois sabemos que é uma área que trabalha com vidas, questão de exames, liberação de resultados. Estou muito feliz em ser legalizado, pois já faz um tempinho que estou nessa área de análise clínicas. Meus planos agora são de graduar em biomedicina, para seguir carreira nessa área de análises clínicas, profissão que gosto e me identifico”, disse o técnico.

Também participaram da solenidade, a vice-presidente do CRF-AP, Dra. Adriana Leal, o tesoureiro, Dr. Jones Moraes, a secretária-geral, Dra. Diana Dias, além dos conselheiros federais Carlos André Sena, titular, e o Dr. Marlinson Rêgo, suplente. No dispositivo de honra, a Dra. Letícia Passos representou os membros do GTTAC.