Notícias

CRF-AP DIZ NÃO À EMPURROTERAPIA

Diante da reportagem sobre o problema da empurroterapia, exibida ontem (16) no programa Fantástico, da Rede Globo, o CRF-AP vem a público externar o seu repúdio sobre essa prática vergonhosa e que mancha a imagem da classe farmacêutica.

O CRF-AP propõe um pacto contra a empurroterapia, buscando apoio na sociedade e profissionais, para erradicar tal prática antiética e criminosa. Alertamos que o Código de Ética Farmacêutica veda, qualquer conduta ou participação em atividade que vise favorecer interesses econômicos em detrimento do bem-estar e da saúde do paciente. E salientamos que farmacêuticos têm responsabilidade ética, legal e sanitária de coibir qualquer atividade em desacordo com as boas práticas que regem o uso seguro e racional de medicamentos.

Medicamentos genéricos são um patrimônio da saúde pública no Brasil e o estímulo ao seu uso é uma prática benéfica ao paciente, não devendo ser confundido com a “empurroterapia”.

Portanto, devemos lutar contra a banalização de ações como essa, bem como reforçar a autonomia e autoridade técnica do farmacêutico como profissional da saúde nas farmácias, onde sua presença física é fundamental na assistência à saúde da população.

Nós respeitamos o consumidor.
Não à empurroterapia!

CRF-AP

Deixe uma resposta