NotíciasParceiros

União: CRF-AP e Sinfar alinham pautas em prol da categoria farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) e o Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar) começaram a unir forças em favor da categoria farmacêutica no Estado.

Representantes das duas instituições, tendo à frente a presidente do Conselho de classe, Dra. Liliane Macedo, e o presidente do sindicato, Dr. Otávio Eutíquio Albuquerque, se reuniram nesta quinta-feira (18), na sede do CRF-AP, para traçar metas e avançar nas pautas em comum.

Além dos dois presidentes, participaram do encontro, a vice-presidente do CRF-AP, Dra. Adriana Leal, o tesoureiro, Dr. Jones Moraes, o membro da Comissão de Tomada de Contas do Conselho, Dr. Alberto Issa, e pelo Sinfar o Dr. César Souza e Dr. Heros Amaral.

Eles debateram pautas como jornada de trabalho, regularidade de profissionais junto às entidades, surgimento de novas farmácias sem a presença dos profissionais e remuneração para os Responsáveis Técnicos desses estabelecimentos, gratificação de gerência, abertura de vagas no mercado de trabalho e fiscalização, entre outras demandas da categoria.

As duas entidades elegeram como metas iniciais a negociação de adicional de insalubridade em farmácias para os profissionais farmacêuticos que fazem teste de Covid-19, e a realização de uma campanha em conjunto para adesão de filiados no sindicato.

“Sabemos o quanto o Sinfar é importante para a categoria do estado, assim como o CRF-AP. Por isto, entendemos que essas duas instituições representantes dos farmacêuticos têm que andar juntas. Então, começamos a estreitar essa relação em prol da categoria hoje”, avaliou Dra. Liliane Macedo.

Uma outra pauta em que as entidades pretendem estender a união é o piso salarial. As entidades fecharam apoio às campanhas do sindicato para unificar mais a categoria.

“Temos muitas demandas em comum e não há dúvida que juntos somos mais fortes. Vamos unificar a categoria e lutar por todos os direitos que ela merece. Hoje nesta primeira reunião já firmamos compromissos importantes em prol da classe, como o aumento da fiscalização, principalmente no interior, onde ainda há muitas situações a serem corrigidas. Vamos retomar esse trabalho, traçar metas e avançar”, ponderou o Dr. Otávio Eutíquio Albuquerque.

Os dirigentes agendaram uma próxima reunião para tratar de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com municípios do interior.