CRF-AP homologa eleições e apresenta relatório da obra da nova sede que será inaugurada n última Plenária de 2021 e da atual gestão

O tom de despedida tomou conta da última Plenária de 2021 do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), nesta terça-feira (14), em sessão que precedeu a solenidade de posse dos conselheiros e nova diretoria, na sede da Fecomércio-AP, no Centro de Macapá.
O presidente do conselho de classe nos últimos 4 anos, Dr. Márcio Silva, usou a palavra para desejar boa sorte à próxima gestão, à presidente eleita, Dra. Liliane Macedo, que assume o comando da instituição a partir de 1º de janeiro de 2022, e agradeceu ao apoio incondicional e parceria do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na pessoa do conselheiro federal Dr. Carlos André Sena e seu suplente, Marlinson Rêgo.
Dr. Márcio fez uma breve avaliação da gestão.
“Já fizemos uma primeira reunião de transição e vamos ter uma outra reunião antes do fim do ano com a diretoria que está tomando posse, para que haja todas condições de continuidade do trabalho que foi desenvolvido. Estamos com a sensação do dever cumprido. Estipulamos metas e objetivos e todos eles foram alcançados, de manter portas abertas, alcançar campos de trabalho para a categoria, valorizar a categoria como profissional essencial, e nós vemos isso. Vamos entregar a nova sede no sábado. A gente encerra o nosso ciclo de cabeça erguida, porque o nosso compromisso foi cumprido. Por isso a gente deixa boas ferramentas e deseja sucesso à próxima gestão para que possam fazer, também, um ótimo trabalho”, resumiu o presidente.

Pautas
Entra as pautas mais importantes da 128ª Plenária Ordinária, foi homologado o resultado do pleito das eleições e o valor das anuidades para 2022 para pessoas físicas e jurídicas. A tabela com os valores homologados estará disponível no site do CRF-AP para consulta.

Relatório da sede
O conselheiro federal suplente, Dr. Marlinson Rêgo, apresentou o Relatório dos Fiscais de contrato da nova Sede do CRF-AP, que será entregue no próximo sábado, 18 de dezembro. Ele mostrou fez um relato suscinto desde quando as obras começaram, foram paralisadas durante o período crítico da pandemia, até a retomada e conclusão. Também apresentou os valores aplicados para conclusão da obra

Julgamentos
O conselheiro Jones apresentou o Parecer da Comissão de Tomada de Contas referente aos Processos Contábeis do CRF-AP do terceiro trimestre do ano de 2021, com o demonstrativo dos recursos recebidos e aplicados no período. O relatório foi aprovado por unanimidade.

Deliberações
Entre as deliberações da 128ª Plenária, destaque para a correção dos valores das anuidades devidas ao Conselho Regional de Farmácia do Amapá, para o exercício 2022, conforme a lei federal em vigor. Foi estabelecido prazos para estes débitos também.
Outra deliberação importante definiu valores das diárias no CRF-AP e condições para concessão de outros incentivos e benefícios no âmbito para 2022, como pagamento de Jetons aos Conselheiros Regionais. Houve ainda julgamentos de processos administrativos relativos à fiscalização do conselho em farmácias. Algumas multas foram aplicadas mediante irregularidades de ausência do responsável técnico farmacêutico durante as inspeções. Outras foram absolvidas e isentas da aplicação de multas, com processos arquivados.

Escolha dos farmacêuticos destaque de 2021
A sessão Plenária também elegeu os profissionais com atuação destacada no ano de 2021, que serão agraciados com a Comenda do Mérito Farmacêutico nas categorias de farmácia hospitalar, análises clínicas, ensino e pesquisa, farmácia comunitária, saúde pública, e farmacêutico do ano. O impasse ficou na categoria práticas integrativas e manipulação, onde não houve consenso e nenhum nome foi aprovado.
Foram indicados e aprovados os nomes:

• Dra. Letícia Passos – saúde pública
  • Dra Andreia Costa – Análises clínicas