Notícias

Reconhecimento: CRF-AP homenageia os profissionais farmacêuticos destaques de 2019 e 2020

A honraria da Comenda do Mérito Farmacêuticos Rubim Brito Aronovitch, momento no qual o Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) homenageia os profissionais que mais se destacaram dentro da profissão, foi uma das mais emocionantes dos últimos anos.
O evento ocorreu na noite deste sábado (18), no Espaço Nuance, no bairro Beirol, zona sul de Macapá.
Por conta da pandemia, a comenda referente ao ano de 2019 não havia sido entregue em 2020. Portanto, este ano, o evento abrangeu as comendas dos anos de 2019 e 2020.
Referente ao ano de 2019 os destaques nas sete categorias foram escolhidos. Mas, em 2020 não houve a escolha, por conta da pandemia. Por isto, para 2020 o CRF-AP decidiu, em Plenária, homenagear a todos os farmacêuticos do Estado.
A entrega da comenda deste ano foi o último ato oficial da atual gestão do CRF-AP, que teve à frente nos últimos quatro anos o Dr. Márcio Silva. A despedida deu tom ainda mais emocionante à festa.
“Com mais essa edição da Comenda do Mérito Farmacêutico, a gente fecha com chave de ouro a nossa gestão, que buscou sempre a valorização, educação continuada para categoria, e que o farmacêutico fosse sempre visto como profissional essencial da saúde, nós alcançamos isto. Só tenho a agradecer a Deus, à minha família, a todos os conselheiros e membros da diretoria que estiveram comigo nesta caminhada”, declarou Dr. Márcio Silva.
A cerimônia homenageou, referente ao ano de 2019, sete profissionais eleitos em plenária ordinária. Veja os eleitos, por categoria:

Farmacêutico destaque do ano
O Dr. Marcel Jandson Menezes, foi o grande destaque do ano de 2019. Ele foi escolhido pelo trabalho desenvolvido à frente da secretaria de saúde do município de Laranjal do Jari, no sul do Estado, onde comandou a saúde pública de 50 mil habitantes.
Sobre o trabalho, ele resumiu como um desafio muito grande, mas que com dedicação e comprometimento, pode evoluir cada vez mais. Dr Jandson destacou a contribuição que a visão de um farmacêutico pode dar para a gestão pública de saúde.
“O farmacêutico, ele tem uma peculiaridade, porque ele já organiza a assistência farmacêutica do município e o laboratório, isso já organiza 50% dos problemas. Por isso é um sonho meu que mais farmacêuticos entrem na gestão de saúde pública, porque ele sabe como organizar o fluxo da saúde pública. Nunca imaginei que iria ganhar um prêmio desta magnitude em tão pouco tempo, só tenho 5 anos de atuação e formação. Partindo de colegas esse reconhecimento, é só gratidão Por isso, é um dos dias mais felizes da minha vida”, assegurou.

Farmácia Magistral
O Dr. Paolo da Conceição Rocha foi escolhido na categoria de Farmácia Magistral e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, pelo seu trabalho há seis anos à frente da Farma Forma, farmácia de manipulação de Macapá, da qual é sócio proprietário.
“É algo extraordinário você ter a oportunidade de modificar, aprontar, manipular um medicamento exclusivo para as pessoas com as suas próprias mãos, é de uma satisfação que não se pode ser medida. É um privilégio. Sinto-me muito gratificado

Farmácia comunitária
O Dr. Adriano Leite Medeiros foi escolhido o destaque na área de Farmácia Comunitária no município de Laranjal do Jari, trabalho que já desenvolve há 20 anos.
“A gratidão pelo reconhecimento é muito grande não somente pela escolha dos colegas, mas pela confiança que hoje a população de Laranjal do Jarí hoje tem no nosso trabalho. Muito obrigado”, agradeceu o Dr. Adriano Medeiros.

Destaque em Análises Clínicas
A experiência de 27 anos de formada da Dra. Maria Cátia Cilene da Costa Gonçalves foi reconhecida como destaque do ano de 2019 na categoria de Análises Clínicas pelo trabalho desenvolvido à frente do laboratório de microbiologia do Laboratório Central do Amapá (Lacen).
O serviço é importante para o controle de infecções hospitalares, tratamento direcionado, redução do tempo de internação, entre outros benefícios para usuários da rede estadual de saúde.
“A sensação de receber esse prêmio é a de que você fez o certo e fez bem feito o seu serviço, de que você não se acomodou. É sensação de dever cumprido”, declarou a Dra. Maria Cátia Cilene da Costa Gonçalves.

Destaque de Ensino e Pesquisa
O professor doutor Madson Ralide Fonseca Gomes atua na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e foi o trabalho dele nos dois cursos de mestrados da academia que lhe rendeu a Comenda do Mérito Farmacêutico na categoria de Ensino e Pesquisa.
O trabalho consiste em uma pesquisa sobre contaminação de metais no Rio Amazonas e Comunidade do Elesbão, em Santana. Várias análises avaliaram a quantidade desses metais em cabelos, salivas, urina de moradores expostos a minérios.
“Fiquei surpreso porque temos excelentes pesquisadores e trabalhos na Universidade e nós fomos escolhidos. Então, é muita gratidão pelo reconhecimento da categoria. É uma honraria muito grande. A academia é uma paixão, sou realizado como professor e como farmacêutico”.

Farmácia Hospitalar
A Dra. Dayane Favacho, formada farmacêutica há 20 anos, comanda a Farmácia do principal hospital da rede pública estadual do Amapá. Ela e sua equipe cuidam dos pacientes do Hospital de Clínicas Alberto Lima, garantindo o acesso deles aos medicamentos com uso correto.
“É reconfortante ver que o trabalho de uma equipe está sendo vislumbrado e reconhecido. Eu quero dividir essa honraria com a dedicada equipe que comigo trabalha. Esse prêmio desses profissionais também que amam a sua profissão”, ponderou a Dra. Dayane Favacho.

Saúde Pública
O trabalho de controle e monitoramento da qualidade da água feito pelo Dr. José Mendes de Azevedo Júnior, em âmbito de Vigilância em Saúde, para comunidades ribeirinhas do Amapá foi o premiado na categoria de saúde pública.
Ao receber o prêmio ele destacou que para se desenvolver um trabalho como este, é preciso um profissional especialista em análise da água e o farmacêutico é um deles. Por isso ele destaca que a atuação do farmacêutico é muito ampla.
“É um trabalho que ainda precisa ser ampliado no estado. Por isso é muito importante esse apoio dos colegas. Isso dá visibilidade ao trabalho e vai ajudar a ampliá-lo, eu espero. Muito agradecido”, afirmou o Dr. Mendes.

Veja as fotos nos links:

https://drive.google.com/drive/folders/1rlmkitGh8U-xtHNTfqXyGmZJoRpW6IDF?usp=sharing

https://drive.google.com/drive/folders/1yTJqbtZjyyrIx_Cl5IDK2e8xzDZdCjzl?usp=sharing

Deixe uma resposta