Notícias

Farmacêuticos são capacitados em Curso de Interpretar de Exames Laboratoriais aplicados à Farmácia Clínica

Iniciou com a casa cheia, nesta sexta-feira (15), o Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais aplicados à Farmácia Clínica, promovido pelos Conselhos Federal (CFF) e Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP).

O treinamento, que é realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), em Macapá, começou nesta sexta-feira (15) e prossegue neste sábado (16) até o fim da tarde.

Para o treinamento, o CRF-AP em parceria com CFF trouxe a Macapá um dos mais renomados profissionais da área, o professor Rodolfo Fernandes, que é mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense, especialista em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autor do livro “Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais na Covid-19” e atua no Departamento de Análises Clínicas e no Departamento de Medicina Transfusional no estado do Rio de Janeiro.

O professor explicou que a proposta do curso é ensinar como interpretar clinicamente exames laboratoriais aplicados à Farmácia Clínica. Segundo ele, para se ter uma ideia da importância do treinamento, cerca de 70% das decisões clínicas são baseadas em exames laboratoriais, por isso, um profissional desta área precisa da habilidade de interpretação de resultados e isso vai muito além de avaliar apenas valores de referência.

Durante o primeiro dia, ele repassou a teoria sempre com aplicação prática. Fez estudo de casos de pacientes com anemia, com obesidade metabólica, com hipotireoidismo, com doença renal crônica, casos de infecções urinárias, explicando variáveis como idade e uso de medicamentos, que podem influenciar na interpretação de um resultado de exame.

“Interpretação laboratorial é muito mais do que simplesmente analisar valores de referência, inclusive essa é uma prática que está em desuso, hoje a gente trabalha com medicina baseada em evidências”.

A presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo, ressaltou que a capacitação pode abrir portas para profissionais.

“Dentro do consultório farmacêutico, o profissional pode fazer solicitações de exames, mas para isso, ele precisa ter esses conhecimentos que este curso está proporcionando. Então, quem se inscreveu e veio já largou na frente. O professor Rodolfo está dando muitas dicas que são usadas no dia a dia pelo profissional de análises clinicas laboratoriais”, ponderou a presidente.

O curso prossegue neste sábado, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os certificados de participação serão enviados por e-mail aos participantes.

Deixe uma resposta