Eventos

CRF-AP homenageia farmacêuticos destaques de 2021

A entrega da Comenda do Mérito Farmacêuticos Rubim Brito Aronovitch, momento no qual o Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) homenageia os profissionais que mais se destacaram dentro dos segmentos da profissão, foi recheada de muita emoção e alegria.

A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (23), no auditório da entidade, na região Central de Macapá, seguida de coquetel e confraternização no Espaço Nuance, na zona sul da capital amapaense.

A presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo ressaltou a atuação ética dos homenageados e que o CRF-AP trabalha para, em 2023, tornar a Comenda mais abrangente dentro das 138 áreas que o profissional formacêutico pode atuar.

“Quando você faz o trabalho com respeito, dedicação e amor, o reconhecimento vem naturalmente, assim como ocorreu com esses profissionais no ano de 2021. Estamos todos orgulhosos do trabalho de vocês”, pontuou a presidente.

O conselheiro federal Dr. Carlos André Oeiras parabenizou os agraciados com a honraria e destacou nominalmente o trabalho desenvolvido pelos homenageados.

“Hoje é um dia para realmente se comemorar, pois é o reconhecimento de um trabalho que tem contribuído não apenas para o engrandecimento deles enquanto profissionais e da categoria, mas também para a melhoria do atendimento de saúde para a população do Amapá”, declarou o conselheiro federal.

A cerimônia homenageou seis profissionais eleitos em plenária ordinária. Veja os eleitos, por categoria:

Dra. Lorane Izabel da Silva Hage Melim – Farmacêutica do Ano de 2021

A Farmacêutica do Ano de 2021 Dra. Lorane Izabel da Silva Hage Melim tem quase duas décadas de experiencia na profissão. Graduada pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa), ela jamais parou de estudar e se especializar, por isso, é Doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP).

“É uma honra ser eleita farmacêutica do ano. Ao longo de 19 anos já atuei como responsável técnica e proprietária de farmácia comunitária, fiscal da vigilância sanitária municipal, bioquímica, professora, pesquisadora, orientadora, ‘mãe científica’, gestora e coordendora do Projeto Reviver, o qual faz a diferença na vida de tantas pessoas: pacientes, familiares, acadêmicos e profissionais. Isso mostra a amplitude da nossa formação e que podemos escolher a área que mais nos identificamos, bem como, mudar ao longo do tempo, pois devemos fazer o que amamos”.

Dra. Georgiania Rosa de Oliveira – Farmácia Hospitalar

Depois de mais de 10 anos de formada, a Dra. Georgiania Oliveira acumula 7 anos de experiência como farmacêutica hospitalar na área de oncologia. Com o trabalho excepcional feito na orientação, dispensação, avaliação de prescrições e manipulação de medicamentos para pacientes oncológicos em Macapá rendeu a essa dedicada e obstinada profissional a Comenda do Mérito Farmacêutico Rubim Aronovitch 2021 na área de Farmácia Hospitalar. Também desenvolve seu profissionalismo na Oncoclínica Secco Jung, em Macapá.

“É gratificante saber que exercemos um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e cura de nossos pacientes”.

Dra. Andreia Santos Costa – Análises Clínicas

O trabalho desenvolvido no Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP) pela Dra. Andreia Santos Costa durante pandemia mereceu o destaque da categoria na Comenda do Mérito Farmacêutico Rubim Aronovitch, na área de Análises Clínicas.

Seu desempenho no Lacen teve reconhecimento em nível Estadual pela implantação do RT-PCR no Laboratório de Biologia Molecular, sendo fundamental ao combate da pandemia do novo Coronavírus e, mais recentemente a implantação do diagnóstico molecular da Influenza, garantindo o monitoramento desses vírus respiratórios.

Atuou, ainda, na preparação das equipes de laboratório e de saúde do Amapá para a coleta adequada de amostras para esses exames. Sendo assim, a Dra. Andreia Costa é conhecedora das áreas de vigilância e análises clínicas, contribuindo para o fortalecimento da ligação entre essas áreas.

Ela é formada pelo Centro Universitário do Pará-CESUPA (2004) e sanitarista pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz/RJ). Atuou no laboratório de análises clínicas da Unidade Básica de Saúde Dr. Marcelo Cândia pela Prefeitura Municipal de Macapá por 15 anos e por cinco anos no Laboratório de análises clínicas da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte de Macapá pelo Governo do Estado do Amapá.

Dr. José Carlos Tavares – Ensino e Pesquisa

Doutor em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo e com estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha, José Carlos Tavares Carvalho é ex-Reitor da Universidade Federal do Amapá (2006-2014).

Professor titular da Unifap, é dono de um currículo invejável. É membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira no. 47, membro titular (correspondente estrangeiro) da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha.
Foi coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos – RANAF, da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos – RAPBioFar. Pesquisador Visitante do College of Plant Sciences and Technology – Huazhong Agricultural University – Wuhan – China.

A atuação nas áreas de farmácia e medicina, com ênfase em ensaios biológicos e estudos pré-clínico e clínico de novos medicamentos, e o trabalho como coordenador à frente do Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Unifap lhe credenciaram à Comenda do Mérito Farmacêutico.

“Minha eterna gratidão aos colegas Farmacêuticos do Estado do Amapá. Ser escolhido para a Comenda do Mérito Farmacêutico do CRF-AP, na área de ensino e pesquisa, me deixa muito feliz. Pois, o ensino e a pesquisa fazem parte da minha vida. Através de uma vida dedicada a investigação cientifica, eu tenho colaborado para a resolução de agravos de saúde que afligem a população brasileira e mundial”.

Dra. Letícia Passos – Saúde Pública

Formada pela Faculdade IMMES de Macapá, a Dra. Letícia Passos foi escolhida na área de Saúde Pública pela sua atuação em unidades do Estado do Amapá e do município de Porto Grande, sua terra natal. Mas foi como responsável técnica pela Farmácia do Centro da Covid-19 de Porto Grande, onde ajudou a salvar centenas de vidas, que o seu trabalho ganhou notoriedade.

“É com muita alegria que todos os dias de minha vida eu durmo e acordo sabendo que fiz o meu melhor na vida dos meus pacientes e das pessoas ao meu redor. Ser Farmacêutica é ter Amor e empatia ao próximo. É a profissão que Deus escolheu para mim e ele só nos dar o melhor”

Dra. Marta Caroline Machado de Lima Araújo – Farmácia Comunitária

Formada pelo Centro Universitário do Pará – Cesupa (2011), a Dra. Marta Caroline foi escolhida na área de Farmácia Comunitária de 2021, onde já atua há 10 anos.

“Desde a minha formação, sempre atuei à frente de drogarias e neste tempo desempenhei principalmente a atenção farmacêutica, visando aliviar os problemas de saúde da população e promovendo educação em saúde para todos”.

Imagens do evento: Acesse aqui

Deixe uma resposta