CRF-AP sedia posse de título pela Real Academia de Farmácia da Espanha, concedido a membro do Conselho.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-AP) participou de um importante momento para a classe farmacêutica amapaense nesta terça-feira, 18 de maio, em sua sede. O CRF-AP transmitiu por videoconferência, em razão da COVID-19, a posse do professor titular da UNIFAP, José Carlos Tavares Carvalho, pela Real Academia de Farmácia da Espanha.

O professor Tavares, como é carinhosamente conhecido por colegas e alunos, agora passa a compor o quadro de Membros Titulares da Real Academia de Farmácia de Madri, com o título “Acadêmico Excelentíssimo Sr. Dr. Bartolomé Ribas Ozonas”, que tem um dos tratamentos mais ilustres na área.

A Academia nomeia Delegados em seus respectivos países, a fim de representá-la em todos os atos oficiais para os quais é convidada. A deliberação leva em consideração se tratar de personalidade científica de grande prestígio em sua área de atuação. O processo de análise durou 12 meses, levou em consideração os pareceres favoráveis

O Dr. José Tavares explanou em seu pronunciamento sobre o tema “Ser Farmacêutico na Amazônia Brasileira”. Ele não escondeu a alegria por ter alcançado mais essa conquista quando discursou.
“Fico extremante feliz por esse reconhecimento. Você entrar para participar de uma academia, seja ela qual for, é um motivo de extrema gratidão por aquilo que você se dedicou, principalmente a ciência. Imagine nós, que vivemos em uma riquíssima biodiversidade, mas infelizmente ainda não vi de maneira palpável aproveitamos a nosso favor para nós resolvermos os nossos problemas básicos da saúde, por exemplo. E foi isso que me motivou”, agradeceu.

O presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, o parabenizou e ressaltou a importância de tal reconhecimento para a classe farmacêutica. “Parabenizo o Dr. Tavares pela honraria e fico muito feliz e orgulhoso de fazermos parte dessa história. Sei da importância de seu trabalho para a classe científica e população em geral, por isso quero frisar que o CRF-AP apoia e incentiva a pesquisa e o desenvolvimento regional por meio da educação”, disse.

A Real Academia de Farmácia da Espanha tem a sua origem em 1737, sua função é de incentivar a pesquisa e o estudo das Ciências Farmacêuticas e afins. Aconselhar o Governo da Nação, administrações públicas, organismos públicos, a Agência Espanhola de Medicamentos, Agências Científicas e Tecnológicas e quaisquer instituições públicas ou privadas que o solicitem, em tudo o que se refira a Ciências Farmacêuticas e Medicamentos, e tudo o que se relacione com eles e com a promoção da saúde.

Participaram, ainda, da solenidade de posse autoridades públicas e representantes da classe farmacêutica: o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes; a secretária municipal de Saúde, Karlene Aguiar Lamberg; o vice-coordenador do Curso de Farmácia, Dr. Fábio Rodrigues de Oliveira; a diretora do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIFAP, Dra. Raquel Rodrigues do Amaral; o pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, José Caldeira Gemaque Neto; e o representante do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêutica , Dr. Irlon Maciel.