CRF-AP e Vigilância Sanitária firmam parceria para fiscalização em Santana

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Amapá (CRF-AP) firmou uma importante parceria com a Vigilância Sanitária de Santana para intensificar as fiscalizações naquele município.

No encontro, ocorrido na quarta-feira, 20 de abril, as duas entidades já formataram ações que serão desenvolvidas nas fiscalizações conjuntas a partir ainda deste mês.

De acordo com a presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo, a cooperação é voltada para fiscalização das farmácias e drogarias do município como uma forma de defesa da sociedade e dos bons profissionais.

“É uma soma de esforços das duas instituições para assegurar a melhor qualidade no atendimento nas farmácias e drogarias, e também uma forma de orientar os profissionais para que evitem erros comuns”, ressaltou a presidente.

Também estiveram presentes na reunião o diretor tesoureiro do conselho de classe, Dr. Jone Moraes, o Coordenador da Vigilância em Saúde de Santana, Dr. Plínio da Luz, e o farmacêutico Fiscal do município, Dr. Ronaldo Mendes.

Também na reunião foram elencados quais pontos vão ser vistos por cada entidade e qual a responsabilidade de cada uma.

Com a pandemia, as farmácias e drogarias se tornaram importantes pontos de apoio à saúde. Medicamentos, produtos e testes rápidos foram oferecidos à população.

“Dessa forma, consideramos que as fiscalizações conjuntas, com monitoramento dos riscos sanitários e do papel do farmacêutico são de extrema necessidade”, destacou Dr. Ronaldo Mendes.

Wokshop
Para finalizar o encontro as duas entidades elaboraram uma programação prévia para o I Workshop de Qualificação em Assistência Farmacêutica, que será realizado no município, voltado para responsáveis técnicos de farmácias localizadas em Santana. A data ainda será confirmada.