CRF-AP habilita novos farmacêuticos no Amapá e destaca atuação com ética

Mais 16 profissionais farmacêuticos foram habilitados pelo Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) nesta sexta-feira, 8 de abril de 2022.

A solenidade de entrega das Cédulas de Identidade Profissional Provisória a profissionais recém-formados no Amapá ocorreu no auditório da sede do Conselho, no Bairro Santa Rita, na região central de Macapá.

A cerimônia foi marcada pelo tom sobre a conduta ética que os profissionais farmacêuticos devem ter.

Por isso, a presidente da Comissão de Ética do CRF-AP, Dra. Bianca, esteve no dispositivo de honra da solenidade e destacou situações conflitantes que eles podem se deparar no início do exercício da profissão.

“A falta de experiência no começo pode levá-los a escolha de condutas inadequadas. Por isso, é importante que todos deem uma estudada no nosso Código de Ética”, afirmou Dra. Bianca.

Antes da entrega das Cédulas Provisórias, a presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo, reforçou a conduta ética por toda carreira.

“Todos devem ter conhecimento no nosso Código de Ética. Lá está abordado como deve ser a nossa conduta. O CRF-AP defende a presença do farmacêutico no mercado e por isso fiscaliza os locais de trabalho para evitar que o profissional esteja fazendo seu trabalho de forma ilegal e antiética”, afirmou a Dra. Liliane Macedo.

O conselheiro federal Dr. Carlos André Sena, evidenciou situações que os novos profissionais devem evitar, pois acarretam desde a suspensão até a eliminação da inscrição no Conselho.

“Esse é o melhor momento da profissão, é o momento em que o Bacharel em Farmácia se torna farmacêutico. Essa é a importância dessa solenidade, por isso também é um momento de orientação e hoje nós falamos muito sobre ética, que é o que deve conduzir a conduta profissional. Sejam todos bem-vindos à nossa profissão”, disse o conselheiro federal.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá (SINFAR), Otávio Eutiquio Vasconcelos, que esclareceu aos novos profissionais sobre o funcionamento da sindicato, piso salarial, sindicalismo, direitos dos farmacêuticos, contratos de trabalho de acordo com a nova legislação trabalhista, jornadas de trabalho, entre outras questões.

Em seguida, os 16 novos profissionais fizeram o juramento do farmacêutico, momento em prometeram atuarcom ética, responsabilidade e profissionalismo.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) também presenteou os novos profissionais com um brinde.