Com destaque para ética na profissão, CRF-AP habilita mais farmacêuticos no Amapá

Com um tom sobre a conduta ética, o Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) habilitou, nesta sexta-feira, 3 de junho de 2022, mais nove profissionais farmacêuticos para o mercado de trabalho.

A cerimônia de entrega das Cédulas de Identidade Profissional Provisória a recém-formados ocorreu no auditório da sede do Conselho, no Bairro Santa Rita, na região central de Macapá.

A presidente da Comissão de Ética do CRF-AP, Dra. Bianca, esteve no dispositivo de honra da solenidade e destacou situações que eles podem se deparar no início do exercício da profissão e, por isso, devem estar preparados para agir com uma conduta de acordo com o Código de Ética.

“Como são profissionais recém-formados, que ainda vão passar por muitas experiências, neste início podem ter dúvidas sobre condutas inadequadas. Então, nós tivemos uma conversa bem breve, mas com intuito de alertá-los e ressaltar a importância de estudar o nosso Código de Ética”, afirmou Dra. Bianca.

Antes da entrega das carteiras, a vice-presidente do CRF-AP, Dra. Adriana Leal, reforçou a conduta ética por toda carreira e falou um pouco sobre as funções do Conselho.

” A nossa profissão é regida por leis e resoluções. No Código de Ética está abordado como deve ser a nossa conduta e ele foi atualizado recentemente, então, é importante todos nós fiquemos atentos. O CRF-AP defende a presença do farmacêutico no mercado e por isso fiscaliza os locais de trabalho para evitar que o profissional esteja fazendo seu trabalho de forma ilegal e antiética, mas não é apenas isso. Aqui é a casa do farmacêutico, então as portas estão sempre abertas para que venham buscar orientações, deem sugestões, tragam demandas de anseio da profissão”, afirmou a Dra. Adriana Leal.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá (SINFAR), Otávio Eutiquio Vasconcelos, que esclareceu aos novos profissionais sobre o funcionamento da entidade sindical e ficou na atual situação das negociações do piso salarial e da importância dos novos profissionais se associarem.

O conselheiro federal suplente Dr. Marlisson Rêgo reforçou que uma categoria forte só se consegue com a união dos profissionais. Também destacou o trabalho das Comissões e Grupos de Trabalho do CRF-AP.

“Essa é a importância dessa solenidade: momento de orientação e hoje nós falamos muito sobre ética, que é o que deve conduzir a conduta profissional”, disse o conselheiro federal.

Os novos profissionais fizeram o juramento do farmacêutico, momento em prometeram atuar com ética, responsabilidade e profissionalismo.

O diretor-tesoureiro do CRF-AP, Dr. Jones Moraes, e a conselheira regional, Dra. Milria Brabo, também acompanharam a sessão.