Eventos

“É uma satisfação muito grande, vou exercer a minha profissão”, diz novo farmacêutico ao receber a carteira profissional do CRF-AP

Mesmo na adolescência, nos tempos de ensino médio, Victor Hugo Miranda Dentes Monteiro já sabia o que queria ser: farmacêutico. Ele tinha tanta certeza disso, que quando inscreveu a sua nota do Enem para concorrer a uma vaga de graduação colocou o Curso de Farmácia como 1ª e 2ª opções.

Foram 5 longos anos de provas, seminários, noites a fio de estudos, mas tudo saiu como o projetado por ele e pôde realizar o sonho que sonhou nos tempos de colégio: é, finalmente, um profissional farmacêutico.

Ele e outros 13 bacharéis em farmácia recém formados foram habilitados pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Amapá, nesta sexta-feira (8). A solenidade que marcou a entrega das carteiras profissionais ocorreu no auditório da sede da entidade, no Bairro Santa Rita, na região central de Macapá.

Ao receber o documento das mãos do presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, ele lembrou de outra grande motivação para optar por esta carreira: sua mãe, a farmacêutica Rosemary Miranda, que estava orgulhosamente presente na cerimônia.

“Na época, eu estava pensando no que eu queria ser, o que aspirava pra minha vida no futuro. E eu via a minha mãe estudando aqueles conteúdos, e achava interessante, eram áreas do conhecimento que me agradavam. Era o que eu queria para minha vida. É uma satisfação muito grande pra mim estar recebendo a minha cédula, que vai me garantir estar podendo exercer a minha profissão”, declarou.

Agora Dr. Victor Hugo, ele lembrou que quando entrou para a Universidade Federal do Amapá (Unifap), teve o primeiro contato com o CRF-AP.

“Eles me mostraram que o papel do farmacêutico não era só estar envolvido na drogaria, mas que o leque é muito grande e pode atuar em várias outras áreas, industrial, controle de qualidade, alimentos, bioquímica, hospitalar, manipulação, bioquímica, enfim, e isso se confirmou nos anos de estudo”, explicou.

Antes da entrega, o presidente do CRF-AP fez uma explanação sobre as funções do conselho estadual. Ele abordou questões relacionadas à categoria, legislação farmacêutica, responsabilidade técnica, ética, entre outros temas.

“Esse passo que o Victor e os outros estão dando hoje é o passo inicial da carreira profissional, pois agora é que realmente estão aptos a atuarem como farmacêuticos”, afirmou o Dr. Márcio Silva.

O conselheiro federal Dr. Carlos André Sena falou, resumidamente, sobre a estrutura e funcionamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ele explicou como a entidade atua na defesa da ética, na formulação das resoluções que regulam a profissão e apoio à regional do Amapá.

Os 14 novos farmacêuticos são os últimos profissionais a serem habilitados pelo CRF-AP em 2021. Novas solenidades de entrega de carteiras só ocorrerão a partir do próximo ano.