CRF-AP sedia Etapa Livre da II Conferência Municipal de Saúde Mental de Macapá

Na próxima segunda-feira (21), o Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP) irá receber em sua sede uma Etapa Livre da II Conferência Municipal de Saúde Mental de Macapá, fase que antecede ao evento municipal, previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, na capital amapaense.

A etapa ocorrerá às 15h, no auditório do CRF-AP. O objetivo desta fase é formular propostas para serem enviadas à etapa municipal, dentro do tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”

As propostas formuladas serão enviadas para a Comissão Organizadora do Conselho Municipal de Saúde e se juntarão às proposituras de outras etapas livres apara serem analisadas e votadas nos dias da Conferência Municipal.

A presidente do CRF-AP, Dra. Liliane Macedo ressaltou a importância do evento relembrando que na última Conferência Nacional de Saúde Mental, ocorrida em 2010, a Política de Assistência Farmacêutica foi destaque nas propostas aprovadas, quando ficou garantido que os Conselhos Federais e Regionais de Farmácia e Medicina, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), exerçam o controle sobre prescrições indiscriminadas de medicamentos psicotrópicos, além da ampliação do elenco desses medicamentos no país.

“É um evento muito importante porque para elaborar as propostas, nós iremos debater questões sobre a saúde mental que ainda não existem políticas públicas eficazes, como por exemplo as formas de violência e opressão que sofrem os pacientes de saúde mental, o uso de medicamentos na infância e adolescência, a garantia de acesso ao atendimento público, o papel da atenção primária e promoção da saúde para este paciente, entre outros temas”, informou a presidente do CRF-AP.

A entidade fica na Avenida Ataide Teive, nº 2244, Bairro Santa Rita, em Macapá.