EventosNotícias

Amapá ganha novos profissionais farmacêuticos habilitados pelo CRF-AP

A cerimônia que marcou a entrega das carteiras profissionais a farmacêuticos recém-formados no Amapá ocorreu no auditório da sede do Conselho, no Bairro Santa Rita, na região central de Macapá. Foram entregues 16 novas carteiras aos profissionais que compareceram à solenidade.

Antes da entrega, o presidente do CRF-AP, Dr. Márcio Silva, fez uma explanação sobre as funções do Conselho Regional de Farmácia. Ele abordou questões relacionadas à categoria, legislação farmacêutica, responsabilidade técnica, ética, entre outros temas.

“A habilitação dos farmacêuticos junto ao Conselho de classe é o passo inicial, na prática, da carreira profissional, pois agora é que realmente estão aptos a atuarem no mercado de trabalho. Nós do CRF-AP sempre fazemos do momento da entrega das carteiras um momento de orientação, para falar da importância das fiscalizações, de situações adversas que o profissional pode vir a se deparar no local de trabalho e, também, sobre o funcionamento do nosso conselho de classe”, afirmou o Dr. Márcio Silva.

Já o conselheiro federal Dr. Marlisson Rego, palestrou sobre a estrutura do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ele explicou como a entidade atua na defesa da ética, na formulação das resoluções que regulam a profissão e apoio à regional do Amapá.

“Hoje foi uma cerimônia diferente porque conheço a maioria desses profissionais, porque foram meus alunos na academia. Então, é muito gratificante ver que pudemos contribuir pra formação deles. Sejam todos bem vindos ao mercado de trabalho, que nunca deixem de buscar o conhecimento e que tenham muito sucesso na carreira”, disso o conselheiro federal.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá (SINFAR), Otávio Eutiquio Vasconcelos, que esclareceu aos novos profissionais sobre o funcionamento da sindicato, piso salarial, sindicalismo, direitos dos farmacêuticos, contratos de trabalho de acordo com a nova legislação trabalhista, jornadas de trabalho, entre outras questões.

Depois das orientações, os profissionais fizeram o juramento do farmacêutico, momento em que o Dr. Alison Lopes lembrou de todo o esforço durante os anos de estudo na faculdade. Ele também falou da expectativa de poder ajudar a população a cuidar da saúde num momento de muita necessidade, como a pandemia. Ele agradeceu às pessoas que lhe ajudaram na caminhada até aqui.
“Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus, ao meu padrinho, que é farmacêutico e me espelho nele, que me ajudaram a realizar este sonho. Já trabalhava há bastante tempo em farmácia comunitária e agora vou poder ajudar as pessoas como profissional, fazendo anamnese, dando encaminhamentos para exames, para especialistas e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Foi uma caminhada muito árdua pra gente chegar até aqui, mas é muito gratificante, é uma satisfação”, declarou o Dr. Alison com a carteira profissional em mãos.

Deixe uma resposta