129ª RPO: nova gestão do CRF-AP realiza primeira Reunião Plenária Ordinária do seu mandato

Importantes decisões de cunho financeiro e administrativo foram tomadas na 129ª Plenária Ordinária (PLO) do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF-AP), a primeira do ano de 2022 e sob a gestão da nova diretoria. A sessão foi realizada na tarde desta segunda-feira, 10, na sede da entidade, no bairro Santa Rita, região central de Macapá.

Os conselheiros federais, titular Dr. André Carlos Sena e Dr. Marlison Rego, estiveram presentes.

Entre as diversas deliberações, destaque para o pagamento de jetons – valores pagos por reuniões diretoria e plenária a membros da instituição – definidos para o exercício 2022.

A nova gestão, composta pela presidente Dra. Liliane Macedo, a vice-diretora Dra. Adriana Leal, o tesoureiro, Dr. Jones Moraes, e a secretária geral, Dra. Diana Dias, decidiu abrir mão do pagamento de jetons nas Reunião de Diretoria (RD), além de apresentar proposta de deliberação para redução do valor pago para participação dos conselheiros m reunião Plenária ordinária ou extraordinária.

A medida se deve à dificuldade financeira que a casa enfrenta neste início de exercício e foi comunicada logo depois que o tesoureiro, Dr. Jones, fez uma explanação sobre a situação administrativa, contábil e financeira que a nova diretoria recebeu a instituição.

O Diretor tesoureiro, apresentou as despesas fixas do Conselho, que são gastos com fiscalizações, folha de pagamento de servidores, encargos e contratos de serviços terceirizados e outros, que atualmente estão consumindo até 65% do orçamento.

Outra notícia nada animadora é a devolução de recursos do CFF, destinado para fortalecer a fiscalização no valor de R$ 219.493,89, pois não foram executados durante o ano de 2021. O CFF destina aos CRFs anualmente o valor de R$ 240.000,00 para utilizarem como aporte na fiscalização da profissão farmacêutica.

“Depois de conhecer a situação administrativo-financeira do CRF-AP, e a dificuldade financeira pela qual passa a entidade neste início de exercício estamos tomando medidas preventivas para não prejudicar as finanças. Então a diretoria e os conselheiros em plenária decidiram abrir mão de alguns valores para que possamos seguir na direção de sanear as contas do CRF-AP e, assim, poder garantir as atividades de fiscalização e atender às demandas da categoria”, pontuou a presidente Dra. Liliane Macedo.

Posse
No início da reunião plenária, a presidente do CRF-AP, após juramento, diplomou e empossou o Conselheiro eleito da instituição, Dr. Franklin Teixeira Regis.

Tomada de contas
A 129ª RPO, também elegeu os novos membros da Comissão de Tomada de Contas, mandato 2022/2023, colegiado este responsável por analisar tecnicamente a utilização dos recursos financeiros da entidade e emitir pareceres, para julgamento do plenário e entre outras atribuições.

Membros efetivos:

• Dra. Patrícia Carvalho